Você também tem novas idéias para tornar os combates mais interessantes, perigosos ou divertidos?
Há um tópico só para eles, deixe seu comentário!

E quanto às magias? Alguma delas é muito poderosa na sua opinião? Muito fraca?
Há um tópico sobre magias também, é só acompanhar e comentar!!


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Steampunk (cenário)



O ano é 1830. Caças ao tesouro em países tidos como místicos, como o Egito, são comuns. O Museu Britânico, em Londres, já a tempos aumenta muito o seu acervo. Em uma das escavações egípcias cientistas descobrem o carvânico, um tipo de combustível sólido visualmente parecido com o carvão mas cuja queima produz uma quantidade muito maior de energia térmica, e a tecnologia a vapor começa a ser mais explorada, devido a possibilidade de motores menores e, portanto, de construção mais barata. Somado à tecnologia dos motores Stirling (que seria aperfeiçoada ao longo do século), impulsionou a revolução industrial, deixando a eletricidade esquecida (alguns dirão que as mortes precoces e acidentais de cientistas ligados ao desenvolvimento de estudos sobre o eletromagnetismo e a condutividade elétrica são as principais responsáveis por este abandono, mas tais acusações são vistas com desdém pelo povo, que as vê como teorias de conspiração sem relevância).
Na década de 1840 a medicina tem grandes avanços, impulsionada pela necessidade criada pelo êxodo rural e pela superpopulação das cidades que se industrializavam cada vez mais. No fim da década o renomado ex-químico e médico Dr. Frankenstein afirma ter descoberto o segredo da vida, reanimando um morto. Ele é internado num hospício e, com incontroláveis crises de ansiedade, afirmando que deveria procurar pela “criatura” foragida, acaba lobotomizado.
Já na década de 1850 a química consegue criar um composto fluorescente que, aos poucos, começa a substituir as lamparinas a querosene. Essa tecnologia, porém, é muito cara, e apenas as casas dos muito abastados tem tais “globos de luz”. Esses globos brilham muito mais do que as lamparinas (de 50 a 80 velas), podendo sozinhos iluminar cômodos de tamanho considerável. O composto, porém, é altamente tóxico, e acidentes causando o rompimento do vidro dos globos já mais de uma vez mataram famílias inteiras. A loucura de Frankenstein é ligada aos estudos preliminares da substância. A química é, porém, uma área muito restrita, não sendo ensinada em cursos comuns, mas apenas através de discipulado.
Em 1860 os grandes dirigíveis já são comuns, pilotados através de hélices que funcionavam com a tecnologia Stirling para a movimentação e de um sistema de contrapesos para o direcionamento. O maior dirigível já feito chega a permitir que aviões planadores sejam levados aos céus para de lá alçar voo. Se começa a buscar isolantes térmicos mais compactos e leves, de modo que os motores sejam cada vez menos motivo de queimaduras (às vezes sérias) em tripulações e convidados.
As guerras criadas pela eugenia europeia se espalham ainda mais, dizimando tribos inteiras de colônias e ex-colônias.
1870. Os primeiros aviões com motor próprio (movidos por hélices) alçam voo. Três marujos narram a existência de um barco que navega por baixo do mar, um submarino, como eles chamam. Dizem ter cruzado o mundo neste invento, que funcionava a base de eletricidade gerada através da água salgada. São tidos como loucos e desaparecem da sociedade. Descrevem em suas histórias o Maelstrom, que é prontamente investigado pelo jornalista sensacionalista, Sr. Edgar A. Poe. Eles também dizem ter visto o lendário Kraken de perto. Claro que Charles Darwin os ridiculariza.
Buscando aumentar a capacidade produtiva de uma sociedade cada vez mais assolada pelas doenças que acompanham a falta de saneamento básico as empresas começam a distribuir “vacinas” a seus trabalhadores. Os efeitos são variáveis, indo desde um aumento da força física até a capacidade do usuário ficar sem comer ou dormir por dias ininterruptamente. O efeito para a indústria é positivo, mas para a classe operária, porém, é muito negativo: as vacinas são caras e viciantes, e famílias inteiras, mesmo crianças, se veem viciados e endividados, nascendo um “escravismo moderno”, já que funcionários ficavam presos a seus patrões por suas dívidas. Na década seguinte as vacinas começariam a aparecer no mercado negro, mais baratas do que nas fábricas. Mais perigosas também.
No fim da década se começa a desenvolver tecnologias que possibilitem um controle mais preciso dos motores de combustão externa. Isso culminaria na criação dos primeiros automóveis e motocicletas no início da década seguinte, e dos autômatos, no final dela.
Já na década de 1880, Graham Bell finaliza a criação do fotófono, aparelho que permite o diálogo a distância, enviando som através da luz. Se inicia a procura por materiais capazes de conduzir a luz de forma linear, de modo que se possibilite a utilização do fotófono a grandes distâncias, como entre cidades, ou mesmo continentes. Se considera, ainda, a possibilidade de utilização de ondas ultravioleta (a Luz Negra, já alcançada pela química fluorescente).
Ainda no começo do século, a ciência da mente se desenvolve e a parceria entre o Dr. Freud e o Dr. Jekill os leva para o caminho do que virá a ser a psicanalise. A teoria diz que a cultura reprime a natureza humana a ponto de alguns seres deixarem de se reconhecer em si próprios. O desenvolvimento da teoria do complexo de Édipo é a última colaboração de Jekill com Freud. Ele desaparece durante o fim dos experimentos, enquanto Freud escreve sobre a dualidade entre o homem que ama a mãe e o homem que odeia o pai.
Nas colônias e ex-colônias da África e da América (principalmente do sul), a caça ao tesouro iniciada no início do século continua. Os primeiros autômatos surgem.
O jogo se inicia em 1888.

4 comentários:

  1. Descrição do cenário de Steampunk, de acordo com as discussões que ocorreram até agora

    ResponderExcluir
  2. FILMOGRAFIA E ESTUDOS DE ÉPOCA
    • Filmes:
    João e Maria
    Van Helsing!
    Rockteer
    Hugo Cabret
    Oliver Twist
    Os miseráveis
    A liga extraordinária
    A Bússola de Ouro
    Stardust
    O último samurai

    • Documentários: (tem todos no youtube)
    Racismo Científico, Darwinismo Social e Eugenia
    Napoleão e a Europa no Século XIX
    Revolução Industrial Inglesa, Inglaterra

    • Contextualização de personagens orientais (tem na wikipedia):
    História do Oriente Médio
    Índia Britânica
    Dinastia Qing
    Xogunato Tokugawa
    Restauração Meiji
    Período Meiji

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cá eu pergunto:
    Em que pé que está essa aventura?
    Já começou?
    Já terminou?
    Ainda tem vagas?
    Alguém aí ainda lembra da minha pessoa?

    ResponderExcluir